Interação com o Mundo Afghan

quarta-feira, 31 de março de 2010
Acho que vocês já devem ter percebido pelos últimos posts que tenho falado muito sobre o Afeganistão. Então, Javed tem se dividido entre os dois países ultimamente, com isso ando aprendendo muito sobre vários tipos de assuntos.
Em matéria de Afeganistão acho todos nós sabemos das piores coisas que existem lá, principalmente sobre os direitos e condições que as mulheres vivem e são tratadas.

Essa última semana Javed postou amarradão umas fotos, eu vivendo em um país que abomina qualquer uso de arma de fogo, confesso que fiquei por alguns momentos chocada com a cenas das pics...

Foto 1- Javed mais três homens sendo um com uma bazuca e os outros e ele próprio com fuzil AK 47  nas mãos.
Alguns dias que antecederam as fotos eu mandei um mensagem para saber se ele estava bem... pois tinha alguns dias que não me enviava noticias e tal..... ele respondendo disse que estava na vila (quando fala assim se refere ao Afeganistão) defendendo seus direitos, ai eu pensei..... Allah Hafiz... espero que nada de ruim aconteça...... muita coisa pode ter acontecido, ou não... isso eu nunca irei ficar sabendo porque ele não comenta essas coisas comigo, eu que sou ultra-mega xereta e vou pesquisando que nem uma doida na internet para ver se descubro alguma coisa.
 Conversando com uma amiga, lendo muita coisa a respeito e tendo conhecimento que ele vive no Paquistão a bastante tempo comecei a raciocinar que possivelmente ele estaria lá defendendo bens de sua família junto a um irmão mais velho. Pelo que sei a vila fica no norte do Afeganistão que a alguns anos atrás era chefiado pelas Milícias do norte, uma organização tão forte quanto o Talibã, ou seja, todos fundamentalistas.
Mas como ele é homem, as coisas não ficam tão perigosas no sentido de repreensões por parte desses malucos repressores dos direitos humanos.

Foto 2 - Javed com mais um kra e ainda com o fuzil na mão.... eu muito desnorteada com essa novidade, enchendo o saco de uma amiga ela tentou me explicar que em alguns lugares eles não têm muitas opções, é matar ou morrer...............  como assim??????? Aff fiquei ainda mais nervosa e desesperada com essa novidade... calma .... ela disse essa causa é o Jihad da vida dele........ se ele estiver determinado em defender o que é de direito seu e de sua familia, ele matará e morrerá tbm...... pronto foi pouco pro berreiro da mulher em TPM aqui abrir....

Até então que sua vida era "normal" para mim... ainda não tinha sofrido muito com a diferença dos nossos mundos, agora estou caindo na real que realmente nem tudo são flores e que essas realidades existem além dos noticiários internacionais.
Com todas essas novas informações muita coisa anda se encaixando.
Não sei se vcs se lembram sobre um post que eu escrevi aqui, dele falando que não poderia casar comigo na época e que o futuro a Deus pertencia, que não seberia qual seria o seu..... ele não quiz me falar o pq.... milhões de coisas passaram em minha mente, fiquei até um pouco envergonhada com meus pensamentos.
Imaginem só a barra que deve ser pra ele n ter opções e ter que sacrificar (Allah Hafiz) de alguma forma sua vida em prol de seu Jihad (como se fosse uma causa, luta pessoal). Não gosto de pensar...... sinto mal com o egoísmo de minha parte.

A duas semanas atrás nós tivemos uma briga feia, suas palavras entraram com facas em meu peito, mas eu me segurei dessa vez e concordei com todas as palavras frias que ele de alguma forma quiz dizer, e pela primeira vez deixei tudo esfriar.... no outro dia ele veio se desculpar dizendo que estava muito triste, no dia seguinte teve que voltar ao Afeganistão.

Creio que para ele não deve ser nada fácil ter que sustentar papel de homem, enquanto tem idade de um menino para mim. Eu fico arrasada com isso tudo, queria muito de alguma forma ajudar...... tadinha de mim, como uma mulher pode ajudar nesse momento ainda mais nesse lugar???

Eu me perguntava desde que eu o conheci..... o pq disso tudo..... hj mais ainda quero saber qual é a intenção de Deus quando colocou meu Príncipe Afghan no meu caminho.......... o que tenho que fazer..... me sinto de pés e mãos atadas..... sei  n posso ajudar de forma nenhuma....... tocar nesses assuntos com ele é praticamente impossível.... ele não dá abertura.

Coincidentemente estou lendo em livro sobre o Afeganistão da década de 40,  CARAVANAS de James Michener


Ainda estou no começo do livro , logo que terminar venho falar sobre ele. Mas uma coisa é certa, o Afeganistão de 1940 ainda é praticamente igual a esse dos dias de hoje, porém mais deteriorado pelas guerras da invasão soviética, pela tomada do poder pelos Talibãs e pelos bombardeios dos ataques da primeira década desse novo milênio.

O que posso dizer que esse povo já sofreu tanto e ainda sofre nos dias de hoje, dando atenção as degradantes condições de vida da mulher no Afeganistão, que coloquei esses link no topo do blog para que todos os leitores tomem consciência de tamanha falta de direito humanos para com elas.

Depois de tudo isso, muitas pessoas devem me achar totalmente louca, mais posso dizer, que se surgisse uma oportunidade de eu poder ajudar essa ong RAWA eu ajudaria de corpo presente com meus conhecimentos como educadora.

Não sei nem o que Javed pensaria a respeito, pois com ele é homem e tbm afegã, não sei qual a sua posição em relação das condições de vida de uma mulher em seu país. De uma coisa eu tenho absoluta certeza ele não tem essas idéias absurdas, pois se fosse ao contrário mesmo estando vivendo no Paquistão ele não esqueceria seus costumes e nunca teria se apaixonado, por um momento me pedido em casamento e até hj se correspondendo virtualmente com uma brasileira que vive em uma sociedade mais liberal do mundo.


Orem  minhas queridas amigas e possiveis amigos que lêm meus desabafos, pois fora desse nosso mundo de conforto e establidade normal com muito pouco... pessoas vivem em situasões desumanas, não só no Afeganistão, mais em milheres de lugares em torno do mundo.

Bjusssss

10 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Thaís, rezo sim! Acredite que vc já faz uma coisa mt importante, q é esclarecer as pessoas sobre esse país que tem pessoas sofridas...Mas mts pessoas de bem!

    Bjs

  1. "Tah" disse...:

    Sim.... com certeza..... sofridas e sem opção de melhorar suas vidas... ai fico tão triste !!

  1. Muriel Pareto disse...:

    Comecei a ler seu blog a pouco tempo, mas já sou uma leitora assídua...

    Gosto muito do jeito que você escreve.

    Em relação à esses conflitos mundiais, eu tbm fico triste, as vezes me sinto uma idiota em reclamar da vida por causas banais sendo que milhares, milhões de pessoas dariam tudo para levar a vida que eu levo, pra viver no país que eu vivo.

  1. "Tah" disse...:

    Obrigado pela visitinha....
    Nós precisamos orar mais por nossos irmãos... e tomar conciência do mundo em que vivemos!!

  1. Anônimo disse...:

    sempre estou lendo pois acompanho o blog pelo reader!! vc tem q assistir um filme que chama "Neste mundo", é um documentário-filme da BBC tem em algumas locadoras. Vc vai amar!!

  1. "Tah" disse...:

    peor......... aqui na minha roça n deve ter... afff isnif isnif... :'( mais mesmo assim obrigado pela dica.. vou ver o que posso fazer e procurar.. vai que tem né??? Bjus

  1. Anônimo disse...:

    Oi Thais, já passei por aqui algumas vezes, tb tenho alguem em especial no Paquistão e seu post hoje têm muito haver com as coisas que penso e que muitas vezes enfrento.Tenha fé não desnime não.Gostaria de conhecer você melhor depois me passa seu contato.Bjssss

    THA

  1. "Tah" disse...:

    tem meu e-mail no meu perfil... se tiver msn me passa lá..... que eu te add... e qual é o seu nome???? Bjus

  1. Anônimo disse...:

    assalama alaikum irmã, mashaallah seu post está lindo, eu li certa vez q Deus se alegre quando suas criaturas se unem para rezar por uma causa, todos com uma só intenção pedindo não por si e sim pelos seus irmãos, independente de quem sejam eles. Que mais e mais pessoas sejam tocadas a rezar pelos que sofrem injustiças, seja ele qual for e aonde for,Subhanallah!!!

    Fabiana

  1. "Tah" disse...:

    Eba...... amei seu coments Fabí lindaaa..... te adoro viu.. muitão......