Paquistão viagem a terra dos puros

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Já tinha terminado de ler a alguns meses, mais com essa correria de fim de faculdade um vai e vem pro Rio, tive que adiar o post, mas agora vim aqui recomendar a vocês.

Esse junto com "Irã sob Xador" fazem parte de uma série de livros que estão sendo escritos por repórteres que se aventuram em países que possuem ou possuíram uma "ditadura" cotidiana não declarada que, de certa forma assusta o "mundo ocidental".

Paquistão: A viagem a terra dos puros veio definitivamente para desmistificar e mudar a visão ocidental que temos sobre os países asiáticos muslins.  Fernando Scheller com sua escrita dinâmica e interessante tornou o livro pra mim um mini guia turistico pakistani :). Assuntos que não interessam nem um pouco a mim e a 60% de quem lê o blog. hahahahahahahahahahaha.
Ele convive dois meses com uma família pakistani perto da fronteira com o Afghanistan, onde muitas  mulheres ainda andam de burca e talibans circulam normalmente pelas ruas com suas barbas enormes e seus olhos desaprovadores intimidando os cidadãos desavisados como nosso repórter de bermudas e camisetas ocidentais. A familia que ele se hospedou pertence ao "clãn" Pashtun ou Pathan que domina as áreas tribais, englobando Paquistão e Afeganistão.

Não sei se vcs se lembram mais eu tive uma convivência de perto com o modo de vida pashtun por uns 2 anos por conta de Javed... então muito do que li para mim não era novidade mas, ler as visões de um brazuca em terra de Tio Bim.... foi bem interessante e recomendo com toda certeza.... Ele escreve da melhor forma, sem usar de preconceitos pra definir uma cultura oposta a sua, no fim dos 2 meses ele já sentia um pashtun e definiu isso muito bem com seus relatos.

Bom abaixo tem a entresvista q  Fernando deu para o Jô no lançamento do livro.



 G1 falando sobre o livro

Bjus meninassssss