BENAZIR BHUTTO - Selinho

terça-feira, 2 de março de 2010


Benazir Bhutto foi educada em Harvard e em Oxford, no Reino Unido, onde estudou Ciências Políticas e Filosofia. Filha do primeiro-ministro Zulfikar Ali Bhutto(1971-1977), ela voltou ao Paquistão em 1977, quando o general Muhammad Zia Ul-Haq aplicou um golpe de Estado e depôs seu pai, executado em 1979. Benazir assumiu, ao lado da mãe, a liderança do Partido Popular do Paquistão (PPP).
Bhutto foi presa e, depois de libertada, em 1984, seguiu para o exílio no Reino Unido, onde permaneceu até o fim da lei marcial no Paquistão e a legalização dos partidos políticos, ocorridos em 1986. Em 10 de abril desse ano, Benazir retornou do exílio em Londres para liderar o PPP
Em 1 de dezembro de 1988, seu partido venceu as eleições parlamentares e ela se tornou a primeira premiê de um Estado muçulmano. Dois anos depois, em 6 de agosto, o presidente paquistanês Ghulam Ishaq Khan destituiu-a do cargo, alegando abuso de poder, nepotismo e corrupção. Seu partido foi derrotado nas eleições e ela passou a fazer oposição no parlamento.
Em 19 de outubro de 1993, tornou-se primeira-ministra pela segunda vez. Mas em 5 de novembro de 1996, foi novamente destituída do cargo, desta vez pelo presidente Farooq Leghari, sob acusações de corrupção e improbidade administrativa, e pela morte extrajudicial de detentos. Em 1999, após a tomada do poder por militares liderados pelo atual presidente Pervez Musharraf, Bhutto se auto-exilou em Londres e Dubai escapando a processos que corriam na justiça paquistanesa por corrupção. A justiça paquistanesa julgou-a culpada das acusações de desvio de dinheiro e lavagem de dinheiro em 2004.Também teve problemas com a justiça na Suíça, por suspeita de ter recebido propina no valor de 11,7 milhões de dólares das empresas suíças Société Générale de Surveillance (SGS) e Cotecna Inspection SA, participantes de concorrências públicas para contratos de inspeção de mercadorias nas alfândegas paquistanesas.
Em 5 de outubro de 2007, Musharraf concedeu-lhe anistia, abrindo caminho para um acordo com a líder do PPP.
Após oito anos de auto-exílio, Benazir Buttho voltou ao Paquistão. Desembarcou em Karachi em 18 de outubro de 2007, sendo recebida por mais de cem mil pessoas. Ao desfilar com seus correligionários pela capital paquistanesa, duas explosões ocorreram em meio à multidão, perto dos carros da sua comitiva, matando ao menos 140 pessoas e ferindo mais de 200. A ex-primeira ministra, entretanto, não foi atingida.
Bhutto chegou a ser mantida em prisão domiciliar temporariamente em uma casa na cidade de Lahore, ficando impedida de liderar uma marcha contra o estado de emergência decretado por Musharraf em 3 de novembro.Foi libertada seis dias depois, em 9 de novembro.
Desde seu retorno ao Paquistão, Benazir Bhutto pediu a renúncia do general Pervez Musharraf da presidência do Paquistão, mesmo este sugerindo à líder oposicionista o cargo de primeira-ministra.
Benazir Bhutto foi morta no dia 27 de dezembro de 2007, durante um atentado suicida em Rawalpindi, cidade próxima a Islamabad, quando retornava de um comício no Parque Liaquat (Liaquat Bagh). O parque é assim chamado em homenagem ao primeiro-ministro paquistanês Liaquat Ali Khan, também assassinado no local, em 1951.O ataque ocorreu enquanto o carro da ex-primeira-ministra trafegava, seguido por simpatizantes, e Benazir acenava para a multidão, pelo teto solar do veículo. Bhutto foi alvejada no pescoço e no peito, possivelmente por um homem bomba que, em seguida, se explodiu próximo ao veículo, provocando a morte de cerca de 20 pessoas.Um dirigente da Al-Qaeda no Afeganistão reivindicou a responsabilidade pelo ato.

É com essa lição que ofereço esse selinho para minhas amigas blogueiras que com muita coragem largaram uma vida para ir atrás de um grande motivo  " A felicidade "

Quem receber tem três grandes tarefas:

1) Falar sobre o sentimento de coragem!
2) Qual foi seu ato de coragem? E o que sentiu após ter a confirmação de que os seus sentidos diziam, que tudo daria certo?
3) Enviar para suas amigas blogueiras que vc considera as mais corajosas.

 O selinho!                     

1) A coragem para mim é para bem poucos, é uma mistura de auto-controle, persistência e muita, mais muita FÉ. Medo aqui pode até existir, se hover em poucos segundos ele se transforma em sede de felicidade, pois tenho certeza que a maioria que ignora riscos diversos está com a tal felicidade em seus desejos maiores.
2) Nunca tinha ido a uma cidade grande, pertenço a uma familia de pessoas conservadoras e que nunca permitiriam minha atitude com 17 anos, mesmo assim esperei alguns meses até completar 18 anos e fui com a cara e a coragem morar no Rio de Janeiro sem conhecer ninguém, para correr atrás de meus sonhos.
No início sentia-me sozinha e meio perdida, mas como passar do tempo as coisas foram se resolvendo e eu conquistando e vivenciando aos poucos coisas que nunca aconteceriam vivendo no interior. Morei por 6 anos e confesso que foi muito mais do que eu planejava...... nunca senti medo.... só uma incansável vontade de ser feliz.
Hoje estou em minha cidade novamente, pois minhas necessidade, objetivos e sonhos mais uma vez mudaram de estágio, outras coisas que tbm pedem coragem não deixam minha alma em paz..... e mais uma vez farei o que for necessário para me sentir realizada.
3)
  •       Dani  -  Perolas no Deserto
  •       Aysha - Conversa Afiada
  •       Jarid  -  Brazil From to Índia

0 comentários: