Telecine Cult - Caramel

quinta-feira, 15 de julho de 2010

O filme adentra o universo da classe média menos favorecida, apresentando quatro mulheres (Layale, Nisrine, Rima, Jamale) que transitam profissional e pessoalmente num salão de beleza, lugar alçado a uma condição de excelência por conta das atuais injunções estéticas da pós-modernidade. Todas acalentam seus sonhos e vivem suas vidas no limite de uma certa transgressão aos valores mais tradicionais, ao mesmo tempo em que se deixam levar pela onda dos poderes e tradições que constituem alguns desejos, inclusive aqueles que se mostram mais resignados e obedientes.

Layale vive uma relação amorosa clandestina, enquanto espera por outras condições, aquelas pelas quais poderá torná-la oficial para a própria família.
Nisrine está mais próxima de seguir a tradição familiar, mas para isso tem que omitir algo que concerne às expectativas de todos e fundamentalmente ao seu corpo.
Jamale insiste no sonho do sucesso e da fama, se decepcionando com frequência, inclusive na percepção de seu próprio envelhecimento.
Rima, por sua vez, se encontra com escolhas sexuais diferentes das usuais, delimitando seus arroubos a delicadas circunstâncias ligadas a detalhes na relação com algumas clientes. Há ainda uma quinta mulher, Rose, que cuida da irmã mais velha – esta um tipo quase caricato, muito próximo da loucura -, embora ainda discuta, suas possibilidades de mudar de vida e alcançar um enlace amoroso.


Amo abordar sobre assuntos desconhecidos a nós ocidentais, mas que para um país tão muçulmano quantos os outros convivem com peculiaridades tão parecidas, se não forem iguais as que afligem a "todas mulheres ocidentais" cada caso com seu caso.

Amei o filme e recomendo, pra quem gosta de filmes mais "cult" esse está no estilo de Pedro Almodovar  e Wood Allen sem as cenas picantes de beijos e derivados.. rsrsrsrs :$, misturando um pouco dos costumes de familias libanesas (muçulmanas) e tradições cristãs praticadas em pleno séc. XXI com todas as diferenças de gerações relacionadas aos costumes praticados à décadas pelos mais velhos na trama.

Uma história feita literalmente para nos colocar a pensar sobre valores e costumes que o mundo feminino se vê obrigado em algum momento a seguir, horas por simplesmente não conseguir fugir disso, horas por realmente desejar.

O mais interessante é saber que mulher sofre pelos mesmo motivos em qualquer lugar do mundo.

                


2 comentários:

  1. Flor Baez disse...:

    Ótima Dica!!!
    Vou correr atrás deste filme para vê-lo!
    Bjs

  1. Realmente, o filme é bem legal.