Nawroz - Ano novo in Afeganistan - نوى كال

terça-feira, 23 de março de 2010
Dia 21 de março último foi comemorado a entrada da primavera e o Ano Novo (1389 e não 2010) em alguns países da Ásia e Oriente Médio, incluindo Afeganistan. Essas fotos são de um santuário em Cabul/Kabul. E Javed está pra lá, esses últimos meses ele tem se dividido entre Peshawar/Isalmabad/Kabul, quando pergunto ele fala que são os negócios (espero que ele não esteja metido com plantação de ópio - brincadeirinha, hihihi) mas sei que essas práticas são muito grandes pelas províncias do Afeganistan e que os malditos Talibãs dominan, como my jan não é dessa laia... fico despreocupada, afff tento!! ....
Deem uma olhada nessas fotos, eu retirei de dois jornais (G1 da globo.com e Estadão) o que é engraçado que em todos que pesquisei estava escrito exatamente a mesmissíma coisa.
A BBC Brasil fez uma reportagem, está no youtube, mas sem incorporação: Ano Novo Afghan sem alguém tiver interesse.


Dêem uma olhadinha nessas fotos e procurem uma mulher, eu não achei!!!
CABUL / KABUL


Um pouco de cultura





 Festival Nawroz é tradicionalmente celebrada durante 2 semanas. Nowroz preparações para iniciar vários dias de antecedência, pelo menos após Chaharshanbe Suri, a última quarta-feira antes do Ano Novo. Entre as várias tradições e costumes, as mais importantes são:
  • Haft Mewa: No Afeganistão, eles preparam Haft Mewa (sete frutas) em vez de Haft Sin que é comum no Brasil. Haft Mewa é como uma salada de frutas feita a partir de 7 diferentes frutas secas, servido em seu xarope própria. A 7 frutos secos são: Raisin , Senjed (o fruto seco da árvore zambujeiro), Pistache , Avelã ,Prune (frutos secos de Apricot), Walnut e se a amêndoa ou outra espécie de fruta ameixa.
  • Samanak: É um tipo especial de prato doce feito de gérmen de trigo. Mulheres tomam uma festa especial para ela durante a noite, e cozinhá-lo a partir do final da noite até a luz do dia, cantando uma música especiais: Josh Samanak dar o ma zanem kafcha - Degarān Khwab dar o ma zanem Dafcha
  • Mela-e Gul-e Surkh ميلهى گل سرخ : O festival Surkh Guli que significa literalmente Red Flower Festival (referindo-se a flores vermelhas Tulipa) é um antigo festival comemorado apenas em Mazar-e Sharif durante os primeiros 40 dias do ano, quando as flores Tulipas crescem. As pessoas viajam de diferentes partes do país para Mazar, a fim de participar do festival. É comemorado junto com a cerimônia Bālā Jahenda o que é uma cerimônia religiosa específica realizada na mesquita sagrada de Mazar azul que se acredita (na sua maioria por sunitas afegãos) para ser o local do túmulo de Ali ibn Abi Talib, o quarto califa do Islã . A cerimônia é realizada pela criação de um banner especial (cuja configuração se assemelha a cor Derafsh Kaviani) na mesquita azul no primeiro dia do ano (ou seja Nowroz). Guli Surkh O partido continua com outras atividades especiais entre as pessoas no campo Tulipa e ao redor da mesquita azul por 40 dias.
  • Buzkashi: Junto com outros costumes e celebrações, normalmente um torneio Buzkashi é mantido. O Buzkashi partidas acontecem em cidades do norte do Afeganistão, em Cabul.
  • Cozinhas Especial: Pessoas cozinhar tipos especiais de pratos para Nowroz, especialmente às vésperas de Nowroz. Normalmente eles cozinham Sabzi Chalaw uma prato feito de arroz e espinafre, separadamente. Além disso, as padarias preparam um tipo específico de cookie, chamada Kulcha-e Nowrozī, que só é cozido para Nowroz. Outro prato que é preparado principalmente para o dia Nowroz é Māhī wa Jelabī (peixe frito e Jelabi) e é a refeição mais frequentemente em piqueniques. No Afeganistão, é um costume comum entre as famílias affianced que a família do noivo dar presentes ou preparar pratos especiais para a família da noiva em ocasiões especiais, como nos dois Eids , Barā'at e Nowroz. Daí Jelabī wa, o prato especial para Nowroz é Māhī.
  • Excursões para campos Cercis: Os cidadãos de Cabul vão para Istalif, Charikar ou outros lugares onde o verde em torno de flores Cercis crescem. Eles vão para o piquenique com sua família durante as primeiras 2 semanas do Ano Novo.
  • Jashni DEHQAN: Jashni DEHQAN significa O Festival de Agricultores. É comemorado no primeiro dia do ano, em que os agricultores andar nas cidades como um sinal de encorajamento para as produções agrícolas. Nos últimos anos, essa atividade está sendo realizada apenas em Cabul e em outras grandes cidades, onde o prefeito e outras altas personalidades governamentais participam para ver e observar.

Celebrações Nowruz por pashtuns (no caso de Javed)

Pashtuns comemoram Newai Kaal (em Pashto نوى كال, que significa "ano novo") no equinócio de Março, que é considerado o primeiro dia da primavera. O festival de Newai Khwazun  (em Pashto  نوى خوځون, que literalmente significa "novo movimento"), tradicionalmente celebrada por nômades pashtun quando migram para as pastagens de verão, cai também neste dia.


Font: Wikipédia


Ja percebi que ele deve demorar por lá..... snif... snif....... 


Allah Hafiz !!!!!  Meu mimadinho....

2 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Nossa que interessante! E como ficam lotadas as ruas nesse fetival! Caramba!

  1. "Tah" disse...:

    Pelo que eu estava lendo tem em outros países tipo Irã, todos esses com o final kistan e na Turquia tbm... ai não teve nda não???