Xerazade - 1001 noites perdidas no tempo...

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010


Como tinha comentado minhas aulas começaram. E como de costume as primeiras aulas são de apresentações e tal e minha professora leu sobre ela a princesa Xerazade, eu envolvida até minha décima geração com coisas relacionadas ao oriente e asia escutei atenciosamente, não q eu nunca tivesse ouvido falar, mas nunca tinha procurado saber sobre. Minha professora contou sobre a história em si, mas não sobre os contos.
Eu no auge de minhas inquietações me coloquei a pesquizar sobre.
Como temos nossas histórias (folclore), em outras culturas existem inumeras histórias, fábulas, contos e etc.
No caso de Xerazade senti até uma raivinha quando comecei a ler sobre e descobri que por conta do tempo, historiadores dos mais diferentes lugares até um francês no meio modificaram várias vezes as histórias das mil e uma noites.
Os contos tem várias origens, incluindo o folclore indiano, persa e árabe. Não existe uma versão definida da obra, uma vez que os antigos manuscritos árabes diferem no número e no conjunto de contos.
Foram feitas versões mais populares que se baseiam em traduções de Richard Francis Burton e Andrew Lang, geralmente adaptadas para eliminar as várias cenas de sexo do original, um cúmulo ao patrimônio histórico literário mundial .


A história inicial conta que Xariar, rei da Pérsia da dinastia dos Sassânidas, descobre que sua mulher é-lhe infiel, dormindo com um escravo cada vez que ele viaja. O rei, decepcionado e furioso, mata a mulher e o escravo, convencendo-se por este e outros casos de infelidade que nenhuma mulher do mundo é digna de confiança.
Decide então que, daquele momento em diante, dormirá com uma mulher diferente cada noite, mandando-a matar na manhã seguinte: desta forma não poderá ser traído nunca mais.

Passam-se assim três anos durante os quais o rei desposou e sacrificou inúmeras moças, trazidas à sua presença pelo vizir (equivalente a um primeiro ministro) do reino.
Certo dia, quando já quase não havia virgens no reino, uma das filhas do vizir, Xerazade, pediu ser entregue como noiva ao rei, pois sabia um estratagema para escapar ao triste fim que alcançou as moças anteriores. O vizir apenas aceita depois de muita insistência da filha, levando-a finalmente ao rei. Antes de ir, Xerazade diz à irmã, Duniazade, que lhe peça que conte uma história quando for chamada ao palácio do rei.
Xerazade, ao chegar em presença do rei, pede-lhe que permita a vinda de sua irmã, para despedir-se. O rei o permite, e Duniazade vem ao palácio e instala-se na câmara nupcial. Após o rei possuir Xerazade, Duniazade pede à irmã que conte uma história para passar o tempo. Após respeituosamente pedir a permissão do rei, Xerazade começa a contar a extraordinária "História do mercador e do gênio" mas, ao amanhecer, ela interrompe o relato, dizendo que continuará a narrativa na manhã seguinte. O rei, curioso com o maravilhoso conto de Xerazade, não ordena sua execução para poder saber o final da história na noite seguinte.
Assim, repetindo essa estratégia, Xerazade consegue sobreviver noite após noite, contando histórias sobre os mais variados temas, desde o fantástico e o religioso até o heróico e o erótico. Ao fim de inúmeras noites e contos, Xerazade já havia tido três filhos do rei, e lhe suplica que a poupe, por amor às crianças. O rei, que há muito havia já arrependido-se dos seus atos passados e convencido-se da dignidade de Xerazade, perdoa-lhe a vida e faz dela sua rainha definitiva. Duniazade é feita esposa do irmão do rei, Xazamã.


 Quem que nunca viu Aladim, adaptação feita pela disney??

Eu mesma já vi trilhões de vezes.
Mas na verdadeira história tudo gira em torno de Aladim e seus desejos, não em um romance.
Até pq a prinncesa na história é um dos pedidos de Aladim ao Gênio (djin).
Eu prefiro o romance.......... Javed parece um pouco com o Aladim.... hihihi....
Outras histórias bem conhecidas e adaptadas ao ocidente foram: Ali Babá e os Quarenta Ladrões  e  Simbad
Sei que existem várias outras com romaces e tal, essas me interessavam mais, mais é dificil de achar, uma pena.


O que isso tudo tem a ver com uma aula de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa??? 
Para àqueles que se permitem viajar literalemente na maionese como eu sabem que minha profe quis mostrar que não é preciso estar em uma situação de risco para arrumar diversar formas de ação, que no caso da disciplina era para sempre agirmos com muita dedicação, criatividade, amor, assim poderemos mudar a forma que vem sendo usada nos ambientes educacionais dos mais diversos tipos no Brasil.


Mudando de assunto ........   Ainda em crise........ hihihihihih... horas morrendo de amor...... outras sem nem pensar no dito cujo.........   Pois é nesse exato momento fui lembrar que ele se parece com Aladim e me bateu uma saudadezinha..... ai ai ai...

 Aladim a lá séc. XXI hihihih


To preparando um post sobre a juventude das garotas muslins .... preparem-se.....

Tenho que aproveitar que minha criatividade está uma coisa...

Bjus estralados

Fonte de pesquisa: Wikipédia.

7 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    menina, é a milésima x q estou tentando postar
    aff esse google me mata...
    Amei o post......muito bacana como vc contou a historia de forma simples e objetiva, eu já havia lido a série mil e uma noites, bem legals...
    Esse Alladim aí tá muito hot, hehehe, pena, não gosto de ver erotização em desenhos infantis...
    mas é a modernidade néh
    bjus fica com Deus

  1. Ma disse...:

    EU QUERO UM ALADIN SEC XXI PARA MIM!!
    não gosto da historia do aladin... mais pra esse ai abro uma excessão ;)
    hahaha

    Assim como vc disse, eu também apesar de sempre ter ouvido sobre as 1001 noites de historias nunca soube da real historia... e o que eu sabia, ainda sabia errado pelo jeito...rs
    pensava que ela nunca tinha de fato tido relações com o rei... contava a historia e ele pegava no sono... acho que é a versão contada pra crianças né?? :D
    rsrsrs

    Acho que dos desenhos antigos da disney, nenhum foi de ideia originalmente deles viu... todos os contos de fadas são baseados em historias não muito graciosas, grande parte baseada nas obras dos irmãos grimm, alemães...
    Até o musical saltimbancos foi baseado num conto dos irmãos...

    Mudando de assunto também...rsrs
    Se preocupa não Thais, o começo é assim mesmo...
    O importante é vc estar se sentindo bem com a sua escolha, com o jeito que vc ta levando sua vida agora, e com muita animação pro carnaval mineiro né?? ;)
    hehe

    bjo flor*
    :)

  1. "Tah" disse...:

    Eu tbm não suporto ver coisas relacionadas a crianças com erotização, mais esse ai teve tão parecido com jan que n resisti, por isso coloquei no fim do post pra desvincular da história...... mas n tem jeito... acaba sendo vinculada....

    HAhahaha.... carnaval ta ai...... quem vai curir?? hihihi

  1. Anônimo disse...:

    Oi , adorei seu post!!!
    Você escreve muito bem mesmo.
    Queria saber se você tem outros blogs
    Bjos!!!
    (meu nome é julia)

  1. Tha liii tudo assim querendo maissss kkkk. Eu ja tentei assisti o filme que passa as vezes no SBT mais num da eu durmo, agora finarmente sei da historia toda simplismente ufaaa brigadao por isso.
    To doida de curiosidade pra saber seu proximo post rapido rapido rapido posta pra nois kkkkk.
    Ui e que Aladin é esse heim kkkkk, barbaridade kkkkk.
    Carnaval acho que vo pra praia relaxar-me ai que nao aguento mais esse trabalho com esse calor todo misericordiaaaa!!!!!



    bjuuu
    fica com DEUS =]

  1. Camila Flavia disse...:

    Olá! Primeira vez que visito o seu Blog e de cara já gostei. Também estudei Pedagogia, atualmente Licenciatura em artes visuais, sou apaixonada pela educação como você. Adorei seu post sobre as 1oo1 noites! Sou louca por estas estórias, já lí o livro adaptado por Mansur Chalita e amei! Beijos

  1. "Tah" disse...:

    Júlia: tenho sim, mais tem muito tempo que n escrevo, tenho que escrever nele.

    http://naopreconceitoracial.blogspot.com/

    Jú to preparando, vai sair..... prometo q n demoro, mas devo escrever outras coisitas antes. hihih

    Camila: Se acredita que nunca li..... estou querendo ler muito....

    Ai meninas........ muito obrigado.... fico ultra mega feliz que vcs gostaram....

    O post prometido esta dando um trabalhinho.. mais vai ficar bom.... não prometo que seja rápido por conta de colher informações...
    Mais vai ser legal!!!!

    Bju